AS MISSÕES DOS SERVOS
Os Servos de Maria, respondendo ao mandato do Senhor de anunciar o evangelho a todas as criaturas, sintam o compromisso de ir para onde a Igreja não está ainda estabelecida ou se encontra em situação de carência. Com sua vida eminentemente comunitária, constituam a primeira presença da Igreja, que se desenvolverá e crescerá através da evangelização e dos Sacramentos até alcançar a maturidade de Igreja local”.
As regiões missionárias propriamente ditas, isto é, os territórios de Missão ad Gentes, entregues diretamente pela Santa Sé à responsabilidade pastoral da Ordem são atualmente dois: o Vicariato Apostólico do Aysén, Chile, e o Vicariato Apostólico di Ingwavuma, África do Sul.
Além disso, a Ordem continua colaborando na fortalecimento de outras duas igrejas particulares que já são dioceses autônomas: Manzini (Suazilândia) e Rio Branco (Brasil), agora dependentes diretamente da Santa Sé através da Congregação para a Evangelização dos Povos. Essas duas missões já não dependem da Ordem como primeira resonsável, mas sim da respectiva igreja local.
As novas fundações e refundações não devem ser equiparadas com as Igrejas missionárias acima mencionadas, principalmente porque o compromisso de evangelização nelas assumido não foi recebido pela Ordem diretamente da Santa Sé, com exceção da fundação na Albânia, mas é fruto da iniciativa de algumas jurisdições da Ordem.
Algumas fundações marcam a presença da Ordem em igrejas missionárias locais, como na Uganda, Moçambique e República do Congo, e em outras igrejas autônomas já constituídas, que não são mais consideradas territórios missionários, como algumas dioceses da América Latina, da Ásia e da Europa do Leste.
Ide e anunciai o Evangelho
Oração Missionária
Deus, Pai de toda a humanidade:
ouvi o clamor dos Vossos filhos.
Enviai-nos aonde nada mais existe,
senão a dor e a incerteza.
dai-nos as mãos de Marta e o coração de Maria,
para que sejamos boa-notícia para os povos.
Maria, Mãe da Igreja, intercedei por nós!
Amém.